Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Artes marciais para iniciantes: qual é a melhor para começar

Artes marciais para iniciantes: qual é a melhor para começar

Você sempre teve vontade de praticar artes marciais, mas nunca tomou uma decisão por receio de não saber escolher o estilo de luta mais adequado para o seu estilo de vida? Calma, nós vamos te ajudar!

Nós sabemos que existem diversos fatores que podem te deixar com um pé atrás na hora de praticar artes marciais. Além de ser difícil escolher algo que gosta, tem gente que não quer “apanhar” muito ou não deseja um estilo muito violento e agressivo.

A boa notícia é que existe um estilo de luta perfeito para você e nós vamos te ajudar a encontrar aqui. Boa leitura!

As artes marciais não sobre violência!



Antes de ir para a lista das artes marciais para iniciantes, é importante deixar algo claro: as artes marciais, em sua essência, não são apenas sobre violência!

Embora essas práticas envolvam técnicas de combate e autodefesa, seu propósito vai além da agressão. As artes marciais utilizam metodologias de disciplina física, mental e espiritual que têm origens profundas na história e na cultura de várias sociedades.

Essas práticas tradicionais não promovem a violência indiscriminada, mas sim o respeito, a autodisciplina e a autocontenção. Elas buscam aprimorar não apenas as habilidades físicas, mas também o caráter e a mentalidade dos praticantes.

É importante compreender que o objetivo principal das artes marciais não é instigar conflitos, mas sim ensinar métodos de defesa pessoal, promover a saúde, o condicionamento físico e o desenvolvimento pessoal.

A violência surge quando esses princípios fundamentais são mal compreendidos ou quando as técnicas são aplicadas de forma imprópria, indo contra os valores fundamentais dessas práticas.

5 artes marciais para iniciantes



Pensamos em uma lista diversa que você se identifique com pelo menos uma das modalidades. Aqui você vai encontrar artes marciais com mais contato físico, outras focadas em defesa pessoal e também aquelas com mais técnicas de controle e submissão.

1. Jiu-Jitsu



O Jiu-Jitsu é uma arte marcial que enfatiza técnicas de controle e submissão, ou seja, se você não quer trocar chutes e socos, esta é a arte marcial para você.

Com raízes na tradição japonesa, esta disciplina é conhecida por suas técnicas de luta no chão (onde, na maioria das vezes, a luta acaba).

Uma das grandes vantagens do Jiu-Jitsu é permitir que um lutador menor possa se defender contra oponentes maiores em uma situação real.

2. Muay Thai



Agora se você quer uma arte marcial que mescla vários movimentos, o Muay Thai é uma modalidade tailandesa que utiliza os punhos, cotovelos, joelhos e pernas como pontos de ataque.

É uma disciplina que combina força, agilidade e técnica, promovendo condicionamento físico e habilidades de defesa pessoal notáveis.

Curiosidade: o Muay Thai é conhecido como "A Arte das Oito Armas", devido à combinação de 2 punhos, 2 cotovelos, 2 joelhos e 2 pés.

3. Boxe



O Boxe, uma das artes marciais mais antigas, foca no uso preciso dos punhos como arma principal. Esta disciplina não apenas fortalece o corpo, mas também melhora a agilidade, coordenação motora e reflexos.

A simplicidade e a eficácia do Boxe o tornam uma ótima escolha para iniciantes.

4. Krav Magá



Desenvolvido para as Forças de Defesa de Israel, o Krav Magá é uma arte marcial moderna que se concentra na autodefesa prática em situações do mundo real. Esta técnica não tem regras fixas e utiliza movimentos simples e diretos para neutralizar ameaças.

No Krav Magá, você nunca simplesmente ataca, é uma arte marcial que mescla o ataque e a defesa ao mesmo tempo, pois o foco é totalmente na autodefesa. Basicamente, você espera ser atacado para responder com uma neutralização muito eficaz.

5. Kickboxing



O Kickboxing combina os socos do boxe com os chutes do Muay Thai, proporcionando um estilo de luta dinâmico e versátil. Esta arte marcial ajuda a desenvolver resistência, força e agilidade, além de aprimorar as habilidades de combate tanto em curta quanto em média distância.

Qual é a melhor arte marcial para iniciantes?



Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Cada uma tem os seus desafios, mas elas são pensadas para que você possa evoluir gradativamente, mesmo sem nenhum conhecimento em artes marciais.

Inclusive, algumas delas possuem as famosas faixas, que são trocadas conforme o seu nível de experiência.

Onde fazer aula de artes marciais?



Aqui na Bluefit você tem acesso ao “Bora pro Combate”, a nossa modalidade totalmente focada em artes marciais, com 10 opções para você escolher, incluindo as 5 da nossa lista!

Confira todas as opções de artes marciais na Bluefit
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962