Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Atividade física e saúde mental: conheça os benefícios dessa relação

Atividade física e saúde mental: conheça os benefícios dessa relação

É fato que os exercícios físicos resultam em muitos benefícios para o nosso corpo, mas o que muita gente ignora é que atividade física e saúde mental andam de mãos dadas.


Se você anda estressado no dia a dia, muitas vezes está de mau humor sem motivo ou até mesmo sofre com transtornos mais complexos, como ansiedade e depressão, tenha certeza do impacto positivo que a atividade física pode gerar.

Quer entender mais sobre o assunto? Não deixe de conferir a leitura até o final!

Qual é a relação entre atividade física e saúde mental?


Quando realizamos atividades físicas, nosso organismo estimula a produção de hormônios que atuam diretamente no nosso bem-estar. Aliás, a sensação de “dever cumprido” após o treino também traz enorme satisfação.

No ponto de vista biológico, a ocitocina, a serotonina, a dopamina, a noradrenalina e a endorfina, juntos, formam um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”, devido à capacidade de regular as sensações humanas e eles são provocados com a execução de atividades físicas.

Atividade física e saúde mental: 5 benefícios dessa relação




1. Alívio do estresse


O exercício físico atua como uma válvula de escape, permitindo liberar a tensão acumulada e melhorar a sensação de relaxamento e, por isso, muitas pessoas praticam atividades físicas como uma maneira de extravasar e aliviar o estresse.

Mas não é apenas dessa forma que o exercício físico é benéfico para a redução do estresse.

A relação da atividade física e saúde mental tem sido associada à redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Segundo estudo publicado pela Academia Americana de Neurologia, a caminhada, principalmente no final da idade adulta, pode beneficiar o volume de massa cinzenta no cérebro, região responsável pelo processamento das informações que recebemos e raciocinamos.

Ainda de acordo com a pesquisa, os adultos que caminharam pelo menos três vezes por semana e por 40 minutos, durante um ano, exibiram crescimento na região de seu hipocampo cerebral.

2. Melhora do humor


Quem já experimentou a sensação de euforia após um treino intenso sabe o quão poderoso é o impacto do exercício no humor. 

Isso acontece porque as atividades físicas estimulam a liberação de endorfinas, neurotransmissores que promovem sensações de prazer e felicidade.

3. Redução da ansiedade e da depressão


A ansiedade e a depressão são condições que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. 

Pesquisas têm demonstrado consistentemente que a atividade física regular pode ser eficaz na redução dos sintomas desses transtornos.

Um estudo realizado pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, analisou os efeitos das atividades físicas em comparação ao medicamento antidepressivo Zoloft em adultos deprimidos.

Os resultados demonstraram que, enquanto a medicação reduzia os sintomas da depressão mais rapidamente, o exercício constante é mais eficiente a longo prazo. 

Além disso, os voluntários que se exercitavam sem a medicação apresentaram taxas menores de depressão do que o grupo que utilizava o antidepressivo.

4. Melhora na qualidade do sono


A relação da atividade física e saúde mental está diretamente ligada à qualidade do sono. E uma boa noite de sono é fundamental para a melhora do humor e do bem-estar. Afinal, quem nunca ficou o dia irritado por não ter dormido bem?

Os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina, hormônio responsável pelo relaxamento do corpo, dentre diversas coisas. O resultado disso é um sono mais profundo e restaurador.

E como os exercícios físicos melhoram o funcionamento da circulação sanguínea, durante o dia é comum sentir menos sonolência e aumenta a sensação de alerta.

Viu só como um sono de qualidade tem bastante impacto na sua saúde mental e física?

5. Aumento da autoestima


Quem nunca se sentiu mal por não estar satisfeito com o próprio corpo? A relação entre atividade física e saúde mental também está intimamente ligada nesse sentido.

A autoestima é a maneira como nos vemos e nos valorizamos. A atividade física contribui para o aumento da autoestima de várias maneiras. 

À medida que aperfeiçoamos pontos que não gostamos no nosso corpo, experimentamos um senso de realização pessoal.

E quanto mais aprendemos a amar o nosso corpo, mais confiantes ficamos e melhoramos a nossa autoestima. Isso é muito importante para a nossa saúde mental no dia a dia.

Experimente uma mudança na sua vida com a Bluefit


Aqui na Bluefit você encontra uma infraestrutura completa para fazer diversas atividades físicas. 

Além da musculação, você pode experimentar as mais de 30 modalidades de aulas coletivas!

Comece uma mudança na sua vida com o melhor custo x benefício do Brasil.

Vem pra Bluefit!
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962