Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Emagrecer rápido é possível? Mitos e verdades sobre emagrecimento

Emagrecer rápido é possível? Mitos e verdades sobre emagrecimento

Emagrecer rápido é um tema que sempre desperta a curiosidade de muita gente, não é verdade? Na busca pelo “corpo ideal”, muitas pessoas querem fazer de tudo para perder peso de forma rápida.

Porém, nem tudo que está na internet é verdade. E o que acaba acontecendo é que milhares de pessoas fazem coisas que não dão resultado nenhum para o emagrecimento. Ou pior ainda: acabam fazendo dietas malucas que prejudicam a saúde.

Pensando nisso, nós listamos vários mitos e verdades sobre emagrecimento para te ajudar a alcançar os seus objetivos de forma segura e eficaz. 

Emagrecer rápido é possível?



Essa resposta depende muito de quanto tempo nós estamos falando e de quantos quilos se deseja perder. Segundo especialistas, a perda de peso de maneira saudável e realista varia entre 500 g a 1,5 kg por semana.

No cenário de um mês, então, é possível perder de 2 a 6 kg de forma saudável. Mas atenção: esses números são apenas projeções, afinal, cada indivíduo possui as suas particularidades durante o processo de emagrecimento.

Mitos e verdades sobre emagrecimento



É preciso cortar os carboidratos para emagrecer



MITO.

Muitas pessoas acham que é necessário cortar completamente os carboidratos para emagrecer, mas isso não é verdade. Até porque o nosso corpo precisa de carboidratos para funcionar adequadamente, afinal, ele é a nossa principal fonte de energia!

Se você deseja emagrecer rápido, é necessário consumir menos calorias do que você gasta por dia. Portanto, se você consumir carboidratos, mas mesmo assim estiver em déficit calórico, você naturalmente vai emagrecer.

É obrigatório comer a cada três horas para emagrecer



MITO.

Embora se tenha difundido a ideia de que é necessário comer de três em três horas para perder peso, não há evidências científicas sólidas que comprovem essa afirmação. O mais importante é manter uma alimentação balanceada e focar no seu objetivo de déficit calórico.

Beber água ajuda a emagrecer



VERDADE.

Ingerir a quantidade necessária de água diariamente ajuda o metabolismo a ser mais eficiente, favorecendo o processo de emagrecimento. Além disso, beber água previne a retenção de líquidos no corpo, diminuindo o inchaço que é responsável por aquelas medidas a mais. 

Dormir mal prejudica o emagrecimento



VERDADE.

Se você quer emagrecer rápido, precisa regular o sono o quanto antes. Quando não se dorme o suficiente, os níveis de leptina e grelina (hormônios que controlam o apetite) ficam desregulados. A consequência disso é o aumento da sensação de fome e o desejo por comidas calóricas.

Além disso, noites mal dormidas contribuem para o aumento do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, que pode colaborar para o acúmulo de gordura.

Comer carboidrato à noite engorda



MITO.

Provavelmente você conhece alguém que fala para não comer carboidratos após às 20h porque isso “engorda”, né? Felizmente, isso não é verdade!

A moderação na alimentação e a escolha de alimentos saudáveis são mais relevantes do que o horário específico de consumo.

E como falamos mais acima: não importa se você vai consumir carboidratos de dia ou de noite, desde que não ultrapasse as calorias diárias que você precisa para emagrecer rápido.

Musculação emagrece



VERDADE.

Infelizmente, algumas pessoas têm uma ideia de que para emagrecer rápido é preciso fazer muita esteira e bicicleta, quando, na verdade, a musculação também emagrece!

O aumento da massa muscular, proporcionada pela musculação, acelera o metabolismo e a queima de calorias em repouso, facilitando a perda de peso e a manutenção de um corpo saudável.

É preciso tomar termogênico para emagrecer rápido



MITO.

Os termogênicos influenciam diretamente no ritmo do metabolismo, aumentando a temperatura corporal durante uma atividade física, o que pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Porém, os efeitos dos termogênicos podem variar de pessoa para pessoa, e não são a solução definitiva para a perda de peso. Inclusive, com o uso frequente, você pode criar resistência aos efeitos.

Não foque apenas na balança



Durante o processo de emagrecimento, o peso que você vê na balança não é tudo, principalmente se você está fazendo alguma atividade física.

Por exemplo, é possível emagrecer e mesmo assim ver que o peso na balança não diminuiu tanto. Mas por que isso acontece? Porque você perdeu gordura, mas ganhou massa muscular.

Isso é muito comum para quem frequenta uma academia e tem uma boa rotina de treino. É nítido que o seu corpo mudou ao se olhar no espelho, mas a balança te engana. Por isso que não devemos focar 100% nela.

Leia também:

Dieta para emagrecer: saiba como perder peso de forma saudável
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962