Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Dor muscular pós-treino: sinônimo de resultado ou lesão?

Dor muscular pós-treino: sinônimo de resultado ou lesão?

Se você faz academia, provavelmente já ouviu a frase “no pain, no gain” (“sem dor, sem ganho”, em tradução livre), certo? De fato, uma atividade física intensa, como a musculação, causa essa sensação de queimação e dor nos músculos.

Porém, é importante ficar atento a esses sintomas que te incomodam, principalmente muitos dias depois de uma atividade física para entender se essa dor muscular pós-treino é um sinal de que o treino foi eficiente ou um sinal de lesão.

É o que vamos discutir neste post. Continue a leitura até o final e tire as suas dúvidas!

O que é a dor muscular pós-treino?



Durante a prática de exercícios físicos, as membranas dos tecidos musculares se rompem, dando início a um processo inflamatório natural como resposta aos esforços.

Todo esse processo provoca microlesões musculares que são comuns e até benéficas, uma vez que o fortalecimento, o crescimento e a flexibilidade dos músculos dependem dessas reações orgânicas.

Essas microlesões resultam em sintomas como dor e rigidez muscular, que são comuns e passageiras.

Outras causas de dor muscular pós-treino


Além das pequenas lesões nas fibras musculares e do processo inflamatório natural, a dor muscular pós-treino pode ser causada por fatores como o acúmulo de ácido lático nos músculos, a fadiga muscular e a falta de alongamento após o exercício.

Dor Muscular de Início Tardio (DMIT)


Lembra da primeira vez que você fez um treino de musculação ou então trocou de ficha na academia? Provavelmente, você sentiu uma dor muito mais intensa do que alguém que já faz atividade física há muito tempo.

A Dor Muscular de Início Tardio (DMIT) é uma condição caracterizada pelo aparecimento de dor e rigidez nos músculos após um período de exercícios físicos intensos ou não habituais. Ou seja, em casos de sedentarismo ou de novos exercícios.

Essa dor, geralmente, aparece cerca de 24 a 48 horas após o treino, e pode durar vários dias. Porém, não é prejudicial à saúde.

Dor muscular pós-treino é sinônimo de resultado?


A dor muscular pós-treino é um sinal de que o corpo está se adaptando ao exercício e se preparando para suportar cargas maiores no futuro.

Então, sim, a dor muscular pós-treino pode ser um sinal de que o treino foi eficiente, pois indica que o corpo está se esforçando para se adaptar aos exercícios e as cargas mais pesadas.

Mas cuidado! Nem tudo é sinônimo de resultado. Entenda:

Como distinguir a dor muscular pós-treino de uma lesão?


É importante saber diferenciar a dor muscular pós-treino da dor causada por uma lesão. 

Afinal, você pode achar que está arrasando devido a um treino intenso, quando, na verdade, está se machucando. 

A principal diferença entre uma lesão e os resultados da hipertrofia está na duração e na intensidade dos sintomas.

Confira alguns sinais de alerta que podem indicar que a dor muscular pós-treino foi causada por uma lesão:

  • Inchaço ou vermelhidão nos músculos afetados;
  • Dor intensa e aguda que não melhora com o tempo (mais de 72 horas, por exemplo);
  • Dificuldade para mover o músculo ou articulação afetada;
  • Sensação de formigamento ou dormência nos músculos afetados.

Procure um médico


Ao identificar os sintomas de lesão que mencionamos acima, é muito importante procurar uma ajuda médica e não se automedicar!

Quando a dor muscular pós-treino persistir por mais de uma semana ou vier acompanhada de febre, não perca tempo e marque uma consulta médica.

Esse cuidado é fundamental devido à suspeita de uma possível lesão mais grave, como uma ruptura muscular, contratura, distensão, rasgo muscular, dentre outros problemas.

O médico pode fazer um exame físico e pedir exames adicionais, como uma tomografia ou ressonância magnética, para determinar a causa da dor e descartar outras condições mais graves.

Dependendo do diagnóstico, o médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor ou encaminhar o paciente para fisioterapia para ajudar na recuperação da lesão.

O que fazer para melhorar a dor muscular pós-treino?


Algumas pessoas tendem a tomar analgésicos para uma dor muscular pós-treino, quando, na verdade, não é necessário.

A dor, quando não é resultado de uma lesão, é natural e faz parte do processo metabólico para recuperação da fibra muscular. Ou seja, o melhor “remédio” nesse caso é o descanso.

Evite treinar o mesmo grupo muscular em um período de 24 horas. O ideal é treinar o mesmo músculo 48 horas depois, tempo suficiente para descansar e para a regeneração muscular.

Este conteúdo te ajudou? Leia também:

Exercícios de mobilidade ou alongamento? Qual o melhor e quando fazer?
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962