Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Saiba como a bioimpedância pode guiar seus resultados na academia

Saiba como a bioimpedância pode guiar seus resultados na academia

Você vai para a academia todos os dias, mas não está obtendo os resultados que gostaria? Nesses casos, é muito importante contar com a expertise de um profissional para te ajudar a sair da estagnação.

Em uma consulta com um nutricionista, existem algumas avaliações que são utilizadas para saber um pouco mais sobre o seu corpo e, a partir disso, trabalhar em cima das suas dificuldades.

Uma dessas técnicas é o exame de bioimpedância. Vamos conversar um pouco mais sobre como a bioimpedância pode guiar os seus resultados na academia!

O que é a bioimpedância?


A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal como um todo, identificando massa muscular, gordura corporal, quantidade de água, gordura visceral, densidade óssea e taxa metabólica basal.


Portanto, é considerado um exame de alta precisão e, por isso, é indicado para qualquer pessoa que deseja obter os melhores resultados na academia, de entusiastas a atletas profissionais.

Como é feito o exame de bioimpedância?


O exame de bioimpedância é realizado em balanças especiais que possuem placas de metal para conduzir uma corrente elétrica leve através do corpo. Mas não se preocupe! Essa corrente é totalmente indolor, pode fazer o exame sem medo.

A corrente elétrica é facilmente conduzida pela água, portanto, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente elétrica passar com facilidade. Por outro lado, quanto maior for o índice de gordura, maior será a resistência elétrica.

A partir disso, o aparelho vai entregar percentuais precisos sobre o seu corpo.

Como a bioimpedância pode melhorar seus resultados na academia?


Ao entender mais sobre a sua composição corporal, com a ajuda de profissionais especializados para analisar o exame, você pode utilizar os valores apresentados na bioimpedância para modificar sua rotina e atingir os seus objetivos.

Ajuste de treinamento e dieta


Por exemplo, se você tiver uma porcentagem de gordura corporal alta, o seu nutricionista pode ajustar a sua dieta para reduzir a ingestão de calorias e aumentar a atividade física para queimar mais calorias.

Já o seu educador físico pode indicar quais exercícios você deve fazer para reduzir o percentual de gordura e aumentar o de massa muscular, além de estabelecer a intensidade do treino.

Leia também:

Dieta para emagrecer: saiba como perder peso de forma saudável

Monitoramento de mudanças na composição corporal


Ao fazer a bioimpedância de maneira periódica, é possível analisar o que mudou nos seus exames. Ou seja, o que melhorou, o que piorou ou o que ficou estagnado.

A partir dos valores obtidos entre o exame anterior e o atual, você pode ajustar dieta e treino para obter os resultados que realmente deseja, sempre atendendo às suas necessidades individuais.

Avaliação da hidratação corporal


Além de avaliar a composição corporal, a bioimpedância também pode ajudar a monitorar o nível de hidratação corporal. Isso é muito importante para os atletas, por exemplo, pois a desidratação pode afetar negativamente o desempenho.

Recomendações antes de fazer o exame de bioimpedância


Para garantir que os resultados da sua bioimpedância estejam exatos ou o mais próximo possível da realidade do seu corpo, é necessário seguir algumas recomendações antes de fazer o exame.

Para minimizar o erro de estimativa na sua avaliação de bioimpedância, é necessário:

  • Ficar em jejum de 2 a 3 horas antes do exame
  • Não ingerir bebidas alcoólicas, energéticos, café, bebidas efervescentes e chás 24 horas antes de fazer a bioimpedância
  • Evitar atividades físicas intensas 24 horas antes do exame
  • Não usar medicamentos ou suplementos diuréticos nos 7 dias que antecedem o exame
  • Hidratar-se bem no dia anterior
  • Urinar pelo menos 30 minutos antes de fazer a bioimpedância

Para as mulheres, não é recomendável fazer o exame de bioimpedância durante o período menstrual (ou na semana que antecede o período), devido à possível retenção de líquidos que pode alterar ou mascarar os resultados do exame.

As informações foram retiradas do Serviço de Atendimento Unimed (SAU).

Hora de maximizar os seus resultados na academia!


Agora que você sabe tudo sobre bioimpedância e como esse exame é importante para guiar os seus resultados na academia, chegou a hora de puxar ferro!

Mas além dos exames e alimentação em dia, sabe o que pode fazer a diferença no seu treino? Uma infraestrutura completa, com diversos tipos de máquinas, aulas coletivas e educadores físicos à disposição.

Tudo isso você encontra aqui na Bluefit com planos a partir de R$ 119,90!  Vem ser bluefiter e maximize os seus resultados de verdade.

Acesse o nosso site para mais informações
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962