Frequência cardíaca na academia: como saber se está normal?

Frequência cardíaca na academia: como saber se está normal?

Você sabia que a frequência cardíaca durante a prática de exercícios físicos pode melhorar os seus resultados na academia? É isso mesmo!

Mas para além da boa performance e do condicionamento físico, ficar de olho na frequência cardíaca é importante para monitorar a saúde do seu coração e, se preciso, buscar os devidos cuidados médicos.

Vamos juntos cuidar da saúde? Boa leitura!

O que é frequência cardíaca?



A frequência cardíaca refere-se à quantidade de batimentos do coração por minuto (bpm). É influenciada por diversos fatores, incluindo idade, atividade física, emoções e condições de saúde.

Nos exercícios físicos, o aumento da frequência cardíaca pode ajudar a queimar mais calorias e, consequentemente, auxiliar na perda de peso

Além disso, os valores da frequência cardíaca podem determinar se a pessoa consegue ir mais longe, aumentar a intensidade do treino ou se precisa diminuir o ritmo para não prejudicar a saúde.

A importância de monitorar a frequência cardíaca na academia



Muitas pessoas que estão iniciando na academia não fazem ideia da sua frequência cardíaca durante os exercícios físicos. E isso pode ser perigoso.

Provavelmente, você já conheceu alguém que sentiu tontura, fraqueza ou até desmaiou durante uma atividade física, não é verdade? Um dos motivos para que isso aconteça é a bradicardia, quando os batimentos cardíacos estão mais lentos do que o normal.

É por isso que idosos, praticantes de cardio e atletas de alta intensidade devem estar sempre de olho na saúde do coração.

Como saber se a frequência cardíaca está normal na academia?



Para que você tenha uma noção, a frequência cardíaca normal quando se está em repouso varia de 60 a 100 batimentos por segundo. Mas esses batimentos variam de pessoa para pessoa devido a alguns fatores que veremos mais à frente.

De acordo com a Associação Americana do Coração, durante um exercício físico, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% a 85% do valor máximo, que é de 220 batimentos por minuto (bpm).

Mas para isso é preciso considerar a idade do praticante. Existe um cálculo simples para determinar o valor adequado de batimentos por segundo a partir da idade. Veja:

  • Frequência cardíaca máxima (220 bpm) - idade

Por exemplo, se você tem 30 anos, a sua frequência cardíaca máxima é de 190 bpm. Mas lembrando que o ideal é ficar entre 50% a 85% do valor máximo de acordo com a sua idade!

Para que fique mais claro, veja a tabela abaixo:

Valores da frequência cardíaca por idade





A partir desses valores, você pode monitorar se a sua frequência cardíaca na academia está normal ou não.

O que altera a frequência cardíaca?



Como você viu até aqui, a frequência cardíaca pode variar bastante de acordo com a idade e com a atividade que a pessoa estiver fazendo.

Para você ter uma noção, listamos aqui o que pode alterar os batimentos cardíacos para mais ou para menos.

Aumento da frequência cardíaca para mais de 100 bpm



  • Realizar qualquer tipo de esforço
  • Fortes emoções
  • Prática de exercícios físicos
  • Alto consumo de cafeína ou álcool
  • Ter relação sexual
  • Medicamentos como anti-histamínicos, psicotrópicos, antimicrobianos, dentre outros fármacos
  • Crise de ansiedade
  • Febre, dentre outros fatores

Redução da frequência cardíaca para menos de 60 bpm



  • Processo de envelhecimento natural
  • Doença cardíaca congênita (ou seja, quando já nasce com a enfermidade)
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos, principalmente para o coração
  • Síndrome do nó sinusal, também conhecida como disfunção do nó sinusal (quando o “marcapasso” natural do coração não funciona corretamente)
  • Bloqueio cardíaco (o impulso elétrico que vai desde os átrios até os ventrículos fica irregular ou bloqueado), dentre outros fatores

Como medir a frequência cardíaca na academia?



A maneira mais fácil de medir a frequência cardíaca na academia é por meio de pulseiras e relógios inteligentes, que monitoram em tempo real os seus batimentos por segundo.

Academias com boa infraestrutura contam com alguns equipamentos que possuem sensores para a medição dos batimentos cardíacos, como esteiras, bicicletas e simuladores de escadas.

Na Bluefit você encontra a melhor infraestrutura com um dos melhores custo-benefício do mercado. Além da musculação, você conta com mais de 30 modalidades de aulas coletivas!

Acesse nosso site para mais informações
Aulas coletivas
Jiu-Jitsu: 5 motivos que vão te convencer a praticar
Praticar Jiu-Jitsu vai muito além da saúde física: confira aqui os principais benefícios dessa arte marcial!
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962