Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Hipertrofia muscular previne doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, aponta estudo

Hipertrofia muscular previne doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, aponta estudo

No items found.
Um estudo inovador, liderado por um cientista da Universidade de Auburn nos Estados Unidos, publicado na revista científica Physiological Reviews, mostra que a hipertrofia e a diminuição da perda de massa muscular, são a chave para a longevidade e prevenção de doenças graves como, por exemplo, problemas de cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, que fazem parte das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

O estudo desvendou que o treinamento com pesos, seja por meio de equipamentos especializados ou uso da própria carga corporal, estimula uma série de mecanismos fisiológicos no organismo, que geram o crescimento de músculos (hipertrofia) e previnem a perda de massa muscular. Esses estímulos, são capazes de gerar síntese proteica elevada, o que colabora para melhorar a qualidade de vida e bem-estar, também aumentando a longevidade e prevenindo contra as doenças que mais afetam a população.
 
“A pesquisa mostra que é essencial compreender os métodos que influenciam a hipertrofia muscular, resultante do treinamento com sobrecarga. Esse conhecimento contribui para indicar os tratamentos mais eficazes, visando preservar ou aumentar a massa muscular, além de indicar a nutrição que requer para hipertrofia. Além disso, o estudo demonstra que os benefícios da hipertrofia muscular e a diminuição da perda de massa muscular vão além da estética, uma vez que são aliados na promoção da longevidade e prevenção das doenças que mais afetam a população”, explica Nozelmar Junior, professor universitário da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido.
 
Segundo o Ministério da Saúde (MS), as chamadas Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), que abrangem problemas cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, juntamente com acidentes e violências, estão lançando uma sombra sobre o cenário da saúde.

Em um sombrio retrato de 2019 no Brasil, constatou-se que 54,7% dos óbitos registrados no país foram resultado de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), enquanto 11,5% foram causados por agravos. Alarmantemente, o Brasil testemunhou mais de 730 mil falecimentos devido a DCNT no mesmo ano. Desses, expressivos 308.511 (41,8%) ocorreram prematuramente, alertando para a urgência de ações eficazes na prevenção e no controle dessas enfermidades silenciosas que assolam nossa população.
 
“No mundo todo, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) representam as principais causas de mortalidade. A pesquisa aponta o treinamento com pesos como aliado no combate a essas enfermidades e no auxílio à longevidade da população, além de ser um recurso potencial para as políticas públicas de prevenção das doenças que mais afetam a população", completa Nozelmar Junior, Gerente de Musculação e Produtos da Bluefit.
 
BRASIL E DCNT
 
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desde o ano de 2021, o Brasil participa do “Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANT) no Brasil, 2021-2030 (Plano de DANT).

O Plano é uma ferramenta norteadora das ações e políticas de saúde, além de representar o reforço e renovação do compromisso do governo até o final da próxima década, com objetivo de combater e prevenir as doenças graves que mais afetam a população.

Ao todo, são 226 ações estratégicas a serem realizadas pelo Ministério da Saúde, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, juntamente com 23 metas e indicadores de resultados para o monitoramento do impacto das ações.
 
Apresenta-se como diretriz para a prevenção dos fatores de risco das DANT e para a promoção da saúde da população, visando impedir desigualdades em saúde.
  


Nozelmar Junior - Gerente de Musculação e Produtos da Bluefit e professor universitário da disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido.
No items found.
Quinta onda de calor no país acende alerta para prática de exercícios
Especialista da Bluefit adverte sobre cuidados essenciais para praticar exercícios durante período de calor que atinge o Brasil entre 14 e 20 de dezembro. Mesmo fenômeno foi registrado em agosto, setembro, outubro e novembro deste ano.
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962