Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Insônia: como a atividade física pode ajudar?

Insônia: como a atividade física pode ajudar?

Você não consegue dormir à noite, fica rolando de um lado para o outro da cama durante horas? Ou até mesmo consegue dormir, mas sente que o sono não é de qualidade?

A insônia persistente é um desafio que afeta inúmeras pessoas, prejudicando a qualidade do sono e, por conseguinte, a qualidade de vida.

Mas calma, nem tudo está perdido: você sabia que as atividades físicas podem ajudar a melhorar a qualidade do sono? É sobre isso que vamos falar aqui.

Boa leitura!

O que causa a insônia?



A insônia é uma condição complicada porque ela pode ser ocasionada por vários fatores. Dentre eles, podemos citar as causas psíquicas, orgânicas e ambientais. Alguns exemplos são:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Uso de telas durante a noite;
  • Medicamentos que possuem estimulantes;
  • Predisposição genética (devido à falta da produção de serotonina);
  • Causas ambientais (barulho e jet lag), dentre outros fatores.

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 72% dos brasileiros sofrem com doenças relacionadas ao sono, dentre elas, a insônia. 



Você faz parte dessa estatística? Se sim, continue a leitura e se surpreenda!

4 benefícios das atividades físicas para a insônia



Manter o corpo ativo vai muito além da estética! Nós, da equipe Bluefit, queremos que todos os nossos alunos possam colher os incontáveis benefícios das atividades físicas para a saúde, principalmente a longo prazo.

Confira 4 benefícios das atividades físicas para a insônia:

1. Manter o corpo ativo libera os hormônios da felicidade



Durante um exercício físico, nosso corpo libera substâncias conhecidas por melhorar o humor. A endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina são neurotransmissores conhecidos como os “hormônios da felicidade”.

Essa elevação no estado de ânimo não apenas proporciona benefícios psicológicos, mas também cria condições favoráveis para uma noite de sono mais repousante.

2. Os exercícios aumentam a nossa temperatura corporal (mas também reduzem!)



Quando praticamos exercícios, é normal ter um aumento da temperatura corporal. E isso gera um fenômeno curioso para a qualidade do sono.

Isso porque nossa temperatura começa a retornar ao normal ao finalizar a atividade, e essa queda pode desempenhar um papel importante no combate à insônia e numa melhor noite de sono.

3. As atividades físicas estão diretamente relacionadas ao bem-estar e saúde mental



A prática regular de atividade física está diretamente relacionada ao nosso bem-estar, pois os exercícios físicos também podem reduzir os sintomas da ansiedade e da depressão, que são condições que influenciam na insônia.

Portanto, os efeitos positivos das atividades físicas regulares sobre o humor e a saúde mental podem ajudar as pessoas a “pegarem no sono” mais rapidamente e de forma natural, ou seja, sem o uso de medicamentos.

4. Os exercícios regulam o “relógio” interno do corpo



Você sabia que cada um de nós possui um “relógio” interno dentro da gente? Nosso corpo segue um ciclo de sono de aproximadamente 24 horas, que é controlado pelo “relógio” interno do corpo.

No ciclo do sono, a melatonina é liberada durante à noite, que é um hormônio fundamental para a qualidade do sono, pois ajuda o corpo a se sentir cansado e relaxado.

Ao praticar exercícios físicos, a liberação desse hormônio acontece mais cedo durante à noite, contribuindo para uma boa noite de sono e combatendo a insônia.

O que diz a ciência sobre a relação insônia x atividade física?



Os benefícios que listamos acima possuem base científica, afinal, são muitas as pesquisas relacionadas à insônia, à qualidade do sono em geral e os benefícios da atividade física nesses cenários. 

De acordo com estudo assinado por pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal de São Paulo (USP), os exercícios (tanto aeróbicos como os de força) ajudam a melhorar os sintomas da insônia.

Os pesquisadores do estudo revisaram dados de quase 300 pacientes com diferentes perfis e que praticavam atividades físicas diversas. De maneira geral, foi observado uma melhora na qualidade do sono e nos sintomas da insônia em todos os pacientes.

"Confirmamos que qualquer tipo de exercício pode ser uma opção não farmacológica para tratar a insônia", disse a pesquisadora Carolina Vicaria Rodrigues D´Aurea, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Vem pra Bluefit!



Que tal começar uma atividade física ainda hoje para combater a insônia e ter um sono de qualidade? Aqui, na Bluefit, você encontra diversas opções para manter o corpo ativo!

Além da musculação, são mais de 30 modalidades de aulas coletivas para você escolher com uma estrutura moderna e completa.

Clique aqui e matricule-se na Bluefit mais perto de você!
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962