Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Reeducação alimentar x dieta: qual a diferença?

Reeducação alimentar x dieta: qual a diferença?

Com a ânsia de perder peso e melhorar a qualidade de vida, muitas pessoas já adotaram diversos tipos de dieta, inclusive algumas malucas que fazem mal à saúde.

Porém, existe um hábito que está bastante em alta ultimamente vem mudando, de uma vez por todas, a percepção que as pessoas têm sobre dieta. Estamos falando da reeducação alimentar. Você já ouviu falar?

Se você preza por qualidade de vida e resultados a longo prazo, precisa conhecer tudo sobre a reeducação alimentar e os seus benefícios!

Continue lendo para saber mais!



Afinal, o que é reeducação alimentar?



A reeducação alimentar é um processo gradual e contínuo de mudança de hábitos alimentares para a vida toda. Não se trata de um regime temporário, mas sim de uma transformação nos padrões de alimentação, visando melhorar a qualidade de vida.

Portanto, a reeducação alimentar não tem somente um objetivo específico, como a perda de peso, mas sim promover uma vida mais saudável.

“Reeducação alimentar emagrece?”



Agora, provavelmente você deve estar se perguntando se a reeducação alimentar emagrece. A resposta é sim! Muitas vezes, alcançar o peso ideal se torna uma consequência natural da reeducação alimentar.

Isso acontece porque não apenas aprendemos a servir as quantidades corretas no prato, mas também adquirimos hábitos comportamentais saudáveis em relação à alimentação, desassociando-a dos desejos e das questões emocionais.

Reeducação alimentar e dieta: qual é a diferença?



Em uma dieta, geralmente há um plano alimentar restritivo. Com a supervisão de um profissional, a pessoa pode eliminar temporariamente um ou mais grupos de alimentos para alcançar metas específicas, como perda de peso, ganho de massa muscular ou redução do colesterol.

Por outro lado, na reeducação alimentar, o foco está na criação de um plano alimentar que ajuda a desenvolver hábitos mais saudáveis em relação a todos os alimentos.

Esse método considera todos os grupos alimentares, porém, ensina a compor um prato equilibrado, reduzindo a ingestão de alimentos prejudiciais e aumentando o consumo daqueles que são benéficos para o corpo, oferecendo um alto valor nutricional.

5 benefícios da reeducação alimentar



1. Cardápio com menor restrição



Ao contrário de algumas dietas, na reeducação alimentar não existem alimentos que são totalmente proibidos. Claro, cria-se a consciência de quais alimentos são importantes evitar e consumir com menor frequência.

Ou seja, você ainda pode matar o seu desejo de comer um doce, por exemplo. O que vai mudar é o equilíbrio entre a sua saúde física e mental para que a alimentação saudável permaneça por muito mais tempo e sem dificuldades.

2. Reduz a chance do “efeito sanfona”



Como mencionamos anteriormente, muitas dietas têm um prazo definido para serem seguidas, já que é difícil para a maioria das pessoas eliminar certos alimentos permanentemente. Isso muitas vezes leva ao chamado "efeito sanfona", onde há oscilações frequentes de peso entre ganhos e perdas.

Por outro lado, a reeducação alimentar torna a manutenção do peso mais viável, uma vez que a abordagem alimentar é equilibrada e o processo de emagrecimento ocorre de forma gradual, sem extremos, permitindo que o corpo se ajuste mais facilmente às mudanças na ingestão calórica.

E claro, em ambos os casos, a prática de exercícios físicos é fundamental! Não é suficiente apenas evitar alimentos prejudiciais, é necessário também manter uma rotina ativa.

3. Acelera o metabolismo



O metabolismo é muito comentado ao discutir sobre ganho ou perda de peso. Algumas pessoas têm um metabolismo acelerado, enquanto outras têm um metabolismo mais lento, e isso é perfeitamente normal, pois cada organismo age de uma maneira.

A reeducação alimentar oferece a oportunidade de incorporar em nossa dieta diária alimentos que podem impulsionar nosso metabolismo, ajudando ainda mais na queima de gordura e no processo da perda de peso.

4. Aumenta a consciência corporal



A consciência corporal vai muito além de conhecer os limites do seu corpo, como a facilidade de realizar movimentos, força dos músculos e amplitude das articulações.

Isso porque a consciência corporal também existe nos processos internos do seu organismo, ou seja, aquilo que comemos faz toda a diferença para que a gente possa conhecer o próprio corpo.

Com a reeducação alimentar, você passa a reconhecer maus hábitos, identificar sinais de que algo pode não estar certo, bem como compreender as forças e fraquezas do organismo.

5. Emagrece “sem perceber”



Ao contrário de algumas dietas, que inclusive necessitam que você pese as refeições e conte as calorias diárias, com a reeducação alimentar você emagrece “sem perceber”.

Ao fazer uma melhor escolha de alimentos, bem como adotar uma atividade física regular à sua rotina, você começa a perder peso naturalmente e sem aquela sensação de esforço extremo.

Gostou deste conteúdo? Confira mais no Blog da Bluefit:

5 exercícios para emagrecer na academia
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962