Como melhorar a resistência aeróbica? Exercícios, hábitos, dicas e mais

Como melhorar a resistência aeróbica? Exercícios, hábitos, dicas e mais

Você se sente muito cansado durante a academia? Muitas pessoas costumam sentir uma exaustão durante os exercícios físicos, mesmo que eles não sejam tão intensos. Você já parou para refletir sobre isso?

A boa notícia é que isso pode ser resolvido com alguns ajustes na sua rotina de treino. Em muitos casos, o que falta é resistência aeróbica. E você vai ler, aqui, tudo o que é preciso para desenvolvê-la.

Boa leitura!

O que é resistência aeróbica?



A resistência aeróbica, também conhecida como resistência cardiovascular, é a capacidade do corpo de realizar atividades físicas de longa duração, utilizando o oxigênio de forma eficiente para ter mais energia.

Correr para pegar um ônibus sem ficar ofegante, subir escadas sem sentir o coração sair pela boca ou simplesmente ter mais pique para as atividades do dia a dia. Tudo isso está completamente ligado à sua resistência aeróbica.

É só imaginar a resistência aeróbica como um tipo de motor para o seu corpo: quanto melhor for sua resistência aeróbica, mais tempo e com mais intensidade você consegue se exercitar  sem ficar exausto.

Isso se deve ao fato de que seu sistema cardiovascular está mais eficiente em transportar oxigênio para os músculos e eliminar o dióxido de carbono, o que permite que você continue se movimentando por mais tempo.

5 maneiras de melhorar a resistência aeróbica



Melhorar a resistência aeróbica traz uma série de benefícios para a saúde muito além do vigor e da performance nos treinos, afinal, ela está diretamente ligada à saúde do seu coração, pulmões e sistema circulatório.

E a boa notícia é: qualquer pessoa pode melhorar sua resistência aeróbica, independentemente do seu nível de condicionamento físico atual.

Confira agora algumas maneiras de melhorar sua resistência aeróbica, incluindo exercícios, hábitos, dicas e muito mais!

1. Praticar exercícios físicos regularmente



O exercício físico feito de forma regular aumenta a capacidade do corpo de utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, o que melhora a resistência aeróbica.

Nesse sentido, a consistência é a chave para o sucesso para obter bons resultados. Para isso, é preciso escolher exercícios físicos que te deem prazer e que te estimulem ir no dia seguinte. 

Logo, escolher uma academia com infraestrutura completa, por exemplo, pode tornar os seus treinos mais dinâmicos, afinal, você pode fazer musculação, HIIT, FitDance, etc. E só aqui, na Bluefit, você tem acesso a mais de 30 modalidades de aulas coletivas!

Conheça todos os programas da Bluefit.

2. Adicionar um treino de cardio na sua rotina



O treino de cardio é uma excelente maneira de melhorar a resistência aeróbica, seja caminhar e/ou correr, pedalar, subir escadas ou diversos tipos de aulas coletivas. 

Esses exercícios aumentam a frequência cardíaca e respiratória, estimulando o coração e os pulmões a trabalharem de forma mais eficiente.

Segundo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), visando saúde e bem-estar, recomenda-se pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.

Ou seja, se você distribuir esses 150 minutos em 5 dias na semana, dá somente 30 minutos de atividade física por dia. Então, falta de tempo não é mais uma desculpa, certo?

3. Aumentar o ritmo de treino aos poucos



Se você ainda sente muito cansaço, você pode começar com sessões curtas de treino e aumentar aos poucos a duração e a intensidade para melhorar a resistência aeróbica de maneira gradativa.

Isso também evita que você se lesione e garante um progresso sustentável. Lembre-se sempre: é preciso ter constância para obter bons resultados.

4. Parar de fumar



Tabagismo e atividades físicas não combinam! Aliás, fumar não combina com nada, certo?

Dentre os inúmeros males que o cigarro causa no corpo, ele ainda tem um impacto negativo considerável na resistência aeróbica.

Isso porque fumar reduz a capacidade dos pulmões de absorver oxigênio e aumenta o risco de doenças cardíacas.

Parar de fumar é o melhor para a sua saúde em geral e, também, para a sua resistência aeróbica. 

Cabe lembrar que estamos falando de qualquer tipo de cigarro, incluindo os eletrônicos e seus derivados.

5. Adotar uma alimentação saudável e equilibrada



Uma alimentação saudável e equilibrada desempenha um papel fundamental na melhoria da resistência aeróbica. 

Busque priorizar alimentos que são considerados integrais, frutas, verduras, legumes e proteínas magras. 

Uma dieta rica em nutrientes fornece a energia necessária para seus treinos e favorece a recuperação muscular, o que colabora para potencializar o desenvolvimento da sua resistência aeróbica.

Escolha o que é melhor para você



Cada pessoa é única, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Por isso, experimente diferentes tipos de exercício e encontre o que você mais gosta. O importante é se manter ativo e cuidar da sua saúde.

Inclusive, existem muitas aulas coletivas de alta intensidade na Bluefit que podem melhorar a sua resistência aeróbica, como:

  • HIIT;
  • POWERJUMP™;
  • BODYCOMBAT™;
  • FitDance;
  • Zumba;
  • Ritmos;
  • SPRINT™;
  • RPM™, dentre outras!

E para isso você sempre pode contar com a Bluefit!
Aulas coletivas
Jiu-Jitsu: 5 motivos que vão te convencer a praticar
Praticar Jiu-Jitsu vai muito além da saúde física: confira aqui os principais benefícios dessa arte marcial!
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962