Tipos de leg press: veja como executar cada um na academia

Tipos de leg press: veja como executar cada um na academia

Você já se deparou com tipos de leg press diferentes na academia e ficou em dúvida sobre qual é a diferença entre eles e como usar? Hoje você vai saber a resposta!

O leg press é um dos exercícios mais eficazes para fortalecer membros inferiores, mas muitas pessoas podem ficar confusas com os diferentes tipos disponíveis. 

Entender para que serve cada um e suas diferenças pode ser a peça-chave para turbinar suas pernas.

Neste texto, vamos explorar os tipos de leg press e a forma correta de executá-los para maior segurança e melhores resultados.

Boa leitura!

Por que é importante fazer leg press?




O leg press é um exercício de musculação projetado para fortalecer os músculos das pernas, tendo como principal foco:

  • quadríceps;
  • isquiotibiais (posterior de coxa);
  • glúteos.

O exercício é realizado em uma máquina onde você empurra uma plataforma com os pés, movendo as pernas para longe do corpo contra a resistência dos pesos.

Existem diferentes tipos de leg press, onde a pessoa senta-se ou deita-se no banco e realiza o movimento de empurrar, estendendo as pernas.

As máquinas permitem um movimento controlado e seguro, pois ela oferece suporte ao corpo e minimiza o risco de lesões, havendo também a presença de uma trava de segurança.

É importante realizar o leg press com a técnica correta e ajustar os pesos de acordo com a sua capacidade individual. 

Em caso de dúvidas, é sempre bom consultar os instrutores da sua academia, eles podem oferecer orientações sobre como realizar o exercício de forma segura e eficaz.

Saber qual tipo de leg press fazer também é importante e vai variar de acordo com o seu objetivo. Continue lendo e entenda cada tipo!

5 tipos de leg press para fazer na academia




1. Leg press 45° (inclinado)




Como o próprio nome já diz, esse tipo de leg press é realizado com o banco em um ângulo de 45° em relação ao chão. Você ajusta a máquina de acordo com a sua altura e a sua coluna, senta e posiciona os pés para realizar o movimento de empurrar a plataforma.

Mas atenção, durante o movimento de extensão das pernas, não alongue tudo completamente, isso pode ocasionar uma lesão. Tente deixar os joelhos semiflexionados, após isso, retorne à posição inicial e repita os movimentos o número de vezes indicado. 

2. Leg press horizontal




Neste tipo de leg press, o banco permanece paralelo ao solo, oferecendo uma posição mais plana em comparação ao leg press inclinado. 

O movimento é o mesmo, basta sentar-se no banco, posicionar os pés e estendê-los, sentindo os quadríceps sendo trabalhados.

Além disso, esse aparelho também é muito utilizado para treinar panturrilhas, basta posicionar a ponta dos pés na borda da plataforma e estendê-los.

3. Leg press 90º (vertical)




O leg press 90º é realizado em uma máquina onde o praticante fica na posição vertical, deitado, empurrando a plataforma para cima. 

É um tipo de leg press mais ousado, com uma execução mais difícil e, por isso, deve ser feito sob orientação de um educador físico.

4. Leg press angular




Neste tipo de leg press, o banco também fica inclinado em 45°. Porém, diferente do leg press 45º (inclinado), que é linear e seu movimento é realizado em uma “linha reta”, o modelo angular proporciona uma espécie de arco no movimento, o que diminui a amplitude do joelho durante a execução.

Pelo fato desse leg press proporcionar uma extensão menor do joelho, ele é indicado para pessoas que sentem dores nessa área. Além disso, por diminuir a amplitude do joelho, é possível trabalhar com cargas maiores.

5. Leg press unilateral 




O leg press unilateral é apenas uma variação do exercício realizado em qualquer máquina. Ao invés de realizar o movimento com as duas pernas, o praticante usa uma perna de cada vez. 

Lembre-se: é importante ajustar a máquina de acordo com a sua altura e capacidade, além de manter uma boa técnica durante a execução do exercício para evitar lesões e obter resultados eficazes.

Caso haja alguma dúvida durante o processo, sempre peça ajuda a um profissional qualificado.

Treine na Bluefit!




Como você viu, cada tipo de leg press oferece benefícios específicos e pode ser incorporado em um programa de treinamento de musculação para fortalecer e hipertrofiar os quadríceps, posteriores de coxa e glúteos, além de melhorar a resistência muscular das pernas.

Na Bluefit, temos uma ampla variedade de máquinas e profissionais capacitados para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos. Vem treinar com a gente!

Clique aqui e encontre uma unidade pertinho de você!
Aulas coletivas
Jiu-Jitsu: 5 motivos que vão te convencer a praticar
Praticar Jiu-Jitsu vai muito além da saúde física: confira aqui os principais benefícios dessa arte marcial!
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962