Ao clicar em "Aceitar", você concorda em armazenar cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, análises de uso e marketing.
Treinamento funcional: exercícios, benefícios e mais

Treinamento funcional: exercícios, benefícios e mais

Você costuma sentir dores no corpo, dificuldades para fazer atividades ou movimentos simples no dia a dia? Então precisa conhecer os benefícios do treinamento funcional.

Composta por exercícios dinâmicos, essa modalidade de treino possui muitas vantagens para o condicionamento físico e para a saúde mental.

E quem acha que o treinamento funcional só tem exercícios leves, está enganado. Existem intensidades diferentes que exigem bastante força, concentração e técnica.

Então, se você deseja saber mais sobre o treinamento funcional e conferir alguns exercícios dessa modalidade, vem com a gente!

O que é um treinamento funcional?


O treinamento funcional é um tipo de treino que utiliza exercícios com movimentos naturais do corpo, como correr, pular, agachar, carregar um objeto, chutar, etc.

Portanto, é uma atividade física que trabalha diversos músculos do corpo de forma integrada, valorizando a qualidade da execução de movimentos do dia a dia.

Qual é o objetivo do treinamento funcional?


O treinamento funcional possui objetivos personalizados, ou seja, ele é adaptado para que cada aluno tenha os resultados que deseja.

Por exemplo, se você é uma pessoa idosa e deseja reduzir dores no dia a dia, bem como executar movimentos sem dificuldades no seu cotidiano, o treino funcional é super recomendado.

Da mesma forma, se você deseja ter mais mobilidade para executar diferentes exercícios físicos, seja na academia ou em outros esportes, o treinamento funcional te ajuda.

Em resumo, o treino funcional visa o resgate da aptidão pessoal do aluno ou o seu aprimoramento.

5 benefícios do treinamento funcional


1. Melhora da postura e fortalecimento dos músculos


O treinamento funcional trabalha diversos músculos do corpo, mas existem algumas regiões, mais beneficiadas, como o core (situada no abdômen) e as pernas.

Você sabia que um abdômen fraco é responsável por causar instabilidade no corpo? Isso acontece porque essa região é responsável por dar sustentação a várias outras partes do corpo, como a coluna.

Por isso que o core é tão importante para a melhora da postura e, consequentemente, para reduzir dores no dia a dia.

2. Ajuda no emagrecimento


Quem disse que só cardio pesado é que emagrece? Contra fatos não há argumentos:

De acordo com pesquisa publicada no Journal of Human Sport and Exercise, 9 mulheres que praticaram treinamento funcional durante 16 semanas tiveram uma redução média de 18% no percentual de gordura corporal.

Já uma pesquisa brasileira, publicada na revista Archives of Gerontology and Geriatrics, observou uma diminuição de 3,5% no percentual de gordura em idosas que praticaram o treinamento funcional por três meses.

3. Atividade dinâmica que melhora o astral


O treinamento funcional pode ser feito em uma aula coletiva, como aqui na Bluefit, que reúne diversos alunos para um treino divertido, descontraído, mas que entrega resultado.

Quem já fez uma de nossas aulas coletivas sabe que o astral vai lá em cima!

4. Reduz os sintomas da depressão


É fato que qualquer atividade física ajuda a combater a depressão, pois estimula a produção de substâncias e hormônios que melhoram o humor e a sensação de bem-estar.

Um estudo feito pela Escola de Educação Física e Esporte - USP (EEFE-USP) observou que exercícios aeróbicos e treinamento funcional foram capazes de reduzir os sintomas da depressão e da desesperança, além de melhorar a qualidade do sono.

Tudo isso com apenas dois treinos por semana, em três meses!

5. Ótima relação tempo x resultado


Outro benefício muito positivo, principalmente para quem não tem tanto tempo para se exercitar, é que a relação tempo x resultado de um treinamento funcional é satisfatória.

Isso quer dizer que não é preciso de muitas horas de treino para completar um circuito ou aula de treinamento funcional.

Além disso, como você observou nas pesquisas que citamos acima, não é preciso de muitos treinos por semana para obter resultados e benefícios.

5 exercícios de treinamento funcional


Agora que você sabe que o treino funcional possui diversos benefícios para a sua saúde física e mental, por que não conferir alguns exercícios para realizar? Veja:

1. Agachamento


Exercício que trabalha bastante os membros inferiores, mas também a região do abdômen. No treinamento funcional pode ser feito com o peso do próprio corpo ou com halteres.

2. Prancha


A prancha é ótima para fortalecer o core (região abdominal), a lombar, a pelve e os ombros, focando bastante na estabilidade da coluna.

3. Stiff


O stiff é um ótimo exercício que simula atividades do dia a dia, pois simula o movimento de “se inclinar” para pegar alguma coisa. O exercício ativa principalmente as pernas, a lombar e o abdômen.

4. Swing unilateral com Kettlebell


Feito com um Kettlebell (tipo de peso) nas mãos, é um exercício que complementa o agachamento, mas também pode trabalhar os braços e os ombros.

5. Extensão de quadril


Ótimo exercício para fortalecer os músculos dos glúteos e das coxas, além de melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de lesões nessas áreas.

Treinamento funcional é na Bluefit!


Sabe onde você pode fazer um treinamento funcional adaptado para a sua intensidade? Aqui na Bluefit!

Além do funcional, contamos com mais de 30 aulas dinâmicas para você aproveitar em qualquer unidade.

CONHEÇA OS NOSSOS PLANOS.
Musculação
Treino de trapézio: 5 exercícios para turbinar seus resultados
Quer fazer o seu trapézio “saltar”? Veja aqui exercícios para incorporar no seu treino, dicas e instruções e ! 💪😉
Nos acompanhe

nas redes sociais

Na Bluefit, cada movimento conta. Junte-se à nossa comunidade de bem-estar. #BluefitVibes 🏋️‍♂️💙

name339181782
name221658409
name57109962